I Ciclo de palestras “ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA NO ENSINO DE CIÊNCIA: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENDÊNCIAS”.

Postado em 27/maio/2024

O I Ciclo de palestras, “ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENDÊNCIAS”, tem como intuito apresentar um panorama as pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos anos, no âmbito do Ensino de Ciências, e que pautam-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso franco-brasileira, que tem em Michel Pêcheux um de seus principais articuladores na França e Eni Orlandi como uma de suas principais estudiosas no Brasil. Nesse sentido, ao longo de 4 palestras, pretende-se discutir a respeito da mobilização de noções e princípios que embasam a Análise de Discurso na educação científica, pensando, assim, em seus desdobramentos, respectivamente, para a pesquisa em Ensino de Biologia, em Ensino de Química e em Ensino de Física.

Tempo de duração das palestras: aproximadamente 01h30, sendo até 01 hora para exposição e cerca de 30 minutos para debates / respostas às dúvidas dos participantes.

Organizador e mediador: Prof. Dr. Alberto Lopo Montalvão Neto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM).

Dia 05 de junho, quarta-feira, às 19:00 no horário de Brasília, daremos início à primeira palestra. A palestra intitulada “Discursos, relações de poder e efeitos de sentido na contemporaneidade”. A palestra será proferida pelo prof. Dr. Éderson Silveira, da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS).

O objetivo desta palestra é analisar relações discursivas de modo a refletir sobre as relações de poder que atravessam a nossa sociedade, bem como a respeito de possíveis produções de efeitos de sentidos diante do atual contexto sócio-histórico. Clique aqui para acessar a palestra.


No dia 13 de junho, quinta-feira, às 19:00 no horário de Brasília, daremos início à palestra intitulada “Funcionamentos Discursivos de Enunciados em Educação Ambiental e Ensino de Ecologia”. A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Wanderson Rodrigues Morais, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

O objetivo desta palestra é discutir aspectos relacionados ao funcionamento dos discursos no campo da Educação Ambiental, em consonância com questões do Ensino de Biologia e, mais especificamente, com o Ensino de Ecologia. Clique aqui para acessar a palestra.


No dia 18 de junho, terça-feira, às 19:00 no horário de Brasília, daremos início à palestra intitulada “Propostas para o Trabalho com Leitura e Escrita em Aulas de Química tendo a AD de Linha Francesa como Referencial Teórico-Metodológico”. A palestra será proferida pela Profa. Dra. Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo desta palestra é apresentar propostas didático-pedagógicas a partir do uso de diferentes formas de leituras e escritas como possibilidades para aulas relacionadas ao Ensino de Química. Clique aqui para acessar a palestra.


No dia 25 de junho, terça-feira, às 19:00 no horário de Brasília, encerrando o I Ciclo de palestras “ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA NO ENSINO DE CIÊNCIA: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENDENCIAS”, daremos início à palestra intitulada “Alguns Aspectos da Análise de Discurso em Pesquisas de Ensino de Ciências/Física”. A palestra será proferida pela Profa. Dra. Maria José Pereira Monteiro de Almeida, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O objetivo desta palestra é refletir sobre as possibilidades, desafios e principais tendências na mobilização da Análise de Discurso, enquanto referencial teórico e metodológico, no âmbito da pesquisa em Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino de Física. Clique aqui para acessar a palestra.