Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas

A Linha 2 – Metodologias Ativas e Alfabetização Tecnológica – tem como proposta estudar e compartilhar com a comunidade externa a pauta da diferença entre TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na educação, bem como promover essa discussão de forma articulada com a alfabetização tecnológica. 

Assim, são temas de pesquisa de interesse da Linha aqueles que tratam das metodologias ativas e estratégias educacionais de aprendizagem que se valham de recursos digitais educacionais, das TIC e TDIC, do pensamento computacional, do letramento digital e das competências digitais, enfim, temáticas que tragam para o centro da discussão a tecnologia e seu emprego na área educacional, em seus variados níveis.

Integram a Linha 2 os seguintes pesquisadores:

Sidney Pires Martins – Líder 

Éber José dos Santos e Cíntia Fernanda Marques

Projeto de Pesquisa: Competência Digital de Educadores: Análise do Nível de Proficiência dos docentes de uma Faculdade Pública Estadual de São Paulo

Parecer CEP-UFV: https://drive.google.com/file/d/19eKV6eZRrdmtTdDqJcmm4t8ETUmc6Ys6/view?usp=sharing

Andrea Gabriela do Prado Amorim

Projeto de Pesquisa: A formação de professores e as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais (provisório)

Mariana Soares de Freitas

Projeto de Pesquisa: em construção

Carlos Eduardo Paulino Silva e Esmeralda Graciano Macedo 

Projeto de Pesquisa: A inclusão do pensamento computacional na educação básica