Educação Científica Crítica

A Linha de Pesquisa 1 – Educação Científica Crítica – engloba estudos e pesquisas que propiciam o pensamento crítico e reflexivo nos contextos educativos e na formação de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Os(as) pesquisadores(as) da Linha 1 desenvolve ações que perpassam pela diversidade e práticas de ensino envolvendo direitos humanos, a dimensão de conteúdos, pedagogia antirracista, gênero e sexualidade e o Ensino de Ciências por Investigação. Envolve produções de conhecimentos articulando situações alinhadas ao currículo e às práticas avaliativas em Ciências.

Atualmente, a Linha 1, conta com as seguintes sublinhas:

  1. Alfabetização Científica e Tecnológica nos contextos formativos;
  2. Linguagem na Educação Científica e Tecnológica;
  3. Currículo na Educação Básica e Políticas Públicas Educacionais;
  4. Gênero e sexualidade na Educação em Ciências e Matemática;
  5. Práticas Avaliativas da/para a aprendizagem da Educação em Ciências e Matemática.

Integram a Linha 1 os seguintes pesquisadores:

Mateus José dos Santos – Líder
Alberto Lopo Montalvão Neto
Andréia Francisco Afonso
Apolônia de J Ferreira Silva
Douglas Franco Bortone
Marcus Paulo Nogueira Gomes
Edvargue Amaro da Silva Junior
Marco Antônio de Souza
Douglas Correia de Souza
Antonia Mauryane Lopes
Felipe Santana Machado
Gustavo Alexandre Alves Batista

Quer saber mais sobre a Linha ou tem sugestões do que gostaria de ver nela? Envie um e-mail para: geppfor@ufv.br