Postado em 28/set/2023
O doutorando e pesquisador do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV), Sidney Pires Martins, participa essa semana da Missão Europa em Educação. O evento é organizado pela Ferraz Eventos, em parceria com instituições educacionais de Portugal, e busca apresentar um panorama da educação portuguesa para profissionais brasileiros inseridos em diferentes realidades. O professor é orientado pela pesquisadora Rita Márcia Andrade Vaz de Mello do Departamento de Educação e, no Doutorado, busca desenvolver investigações na área de Tecnologias Digitais atreladas a trajetórias de vida de estudantes do Ensino Médio mineiro e seus respectivos responsáveis familiares.
O evento acontece na Universidade Católica Portuguesa e conta com mesas redondas, seminários, palestras e visitas a escolas públicas da região. Dentre as atividades, destaca-se a conferência realizada com o Professor António Nóvoa, uma das grandes referências na formação de professores no cenário internacional.
O professor Sidney, que também atua na Educação Básica, reforça que: “Participar ativamente do evento em Portugal, me faz perceber o quanto eu como professsor sou importante para o futuro das novas gerações. Me fez autoquestionar como se pode refinar o olhar pedagógico e dinâmico para o trabalho em pares, gerações diferentes e com propósito. Me fez refletir o quanto crio e posso melhorar o “novo ambiente educativo”, em que haja cooperação, convergência, colaboração, convivialidade e capilaridade do que se é vivenciada em sala trazendo relevância para o estudante durante seu processo de formação.
Segundo a fala de Nóvoa: “para a escola poder exercer o seu poder transformador, a escola tem ela própria de se transformar”. Eu sou professor, e faço parte do dever e tenho o direito de transformar a escola em um lugar de referência para as atuais e novas gerações que estão por vir a frequentar esse ambiente importante para a formação do cidadão.