A Linha 2 – Metodologias Ativas e Alfabetização Tecnológica – tem como proposta estudar e compartilhar com a comunidade acadêmico-científica a pauta da diferença entre TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na educação, bem como promover essa discussão de forma articulada com a alfabetização tecnológica.
A partir de 2024, a Linha 2 criou uma sublinha para tratar do Letramento Digital com o propósito de esclarecer o conceito: “como uma prática de leitura e de escrita aprimorada, contextualizada, criativa, contemporânea auxiliada pelas TDIC” (Lima; Souza; Guerra, 2017, p. 10) e enfatizar que as tecnologias digitais de informação e comunicação não são apenas dispositivos, mas, um processo que engloba mudanças de comportamento, posturas e aquisição de novas habilidades. Por meio do estudar e pesquisar o Letramento Digital, destacamos as quatro competências essenciais da leitura digital: pesquisa na internet, hipertexto, navegação e conhecimento e avaliação de conteúdo (Moreira, 2012; Glister, 2006; Bawden, 2008), bem como, a necessidade da prática da curadoria de conteúdo digital compreendido como “o processo pelo qual é possível classificar uma vasta quantidade de conteúdo e, em seguida, apresentá-lo de forma significativa e organizada” (Valente, 2022, p. 203).
Assim, são temas de pesquisa de interesse da Linha aqueles que versam sobre metodologias ativas e estratégias educacionais de aprendizagem que se valham de recursos digitais educacionais, das TIC e TDIC, do pensamento computacional, do letramento digital e das competências digitais, enfim, temáticas que tragam para o centro da discussão a tecnologia e seu emprego na área educacional, em seus variados níveis.
Integram a Linha 2 os seguintes pesquisadores:
Na sublinha Letramento Digital, estão alocados os seguintes pesquisadores:
Orientadores:
Pesquisadores:
Quer saber mais sobre a Linha ou tem sugestões do que gostaria de ver nela? Envie um e-mail para: geppfor@ufv.br