Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas

A Linha 2 – Metodologias Ativas e Alfabetização Tecnológica – tem como proposta estudar e compartilhar com a comunidade acadêmico-científica a pauta da diferença entre TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na educação, bem como promover essa discussão de forma articulada com a alfabetização tecnológica.

A partir de 2024, a Linha 2 criou uma sublinha para tratar do Letramento Digital com o propósito de esclarecer o conceito: “como uma prática de leitura e de escrita aprimorada, contextualizada, criativa, contemporânea auxiliada pelas TDIC” (Lima; Souza; Guerra, 2017, p. 10) e enfatizar que as tecnologias digitais de informação e comunicação não são apenas dispositivos, mas, um processo que engloba mudanças de comportamento, posturas e aquisição de novas habilidades. Por meio do estudar e pesquisar o Letramento Digital, destacamos as quatro competências essenciais da leitura digital: pesquisa na internet, hipertexto, navegação e conhecimento e avaliação de conteúdo (Moreira, 2012; Glister, 2006; Bawden, 2008), bem como, a necessidade da prática da curadoria de conteúdo digital compreendido como “o processo pelo qual é possível classificar uma vasta quantidade de conteúdo e, em seguida, apresentá-lo de forma  significativa e organizada” (Valente, 2022, p. 203).

Assim, são temas de pesquisa de interesse da Linha aqueles que versam sobre metodologias ativas e estratégias educacionais de aprendizagem que se valham de recursos digitais educacionais, das TIC e TDIC, do pensamento computacional, do letramento digital e das competências digitais, enfim, temáticas que tragam para o centro da discussão a tecnologia e seu emprego na área educacional, em seus variados níveis.

Integram a Linha 2 os seguintes pesquisadores:

Sidney Pires Martins – Líder
Aline Santos Mossette
Andrea Gabriela do Prado Amorim
Éber José dos Santos
Esmeralda Graciano Macedo
Diego Gerônimo Silva
Vanda do Carmo Lucas dos Santos
Victor Martins Fontoura

Na sublinha Letramento Digital, estão alocados os seguintes pesquisadores:

Orientadores:

  • Andrea Gabriela do Prado Amorim
  • Éber José dos Santos

Pesquisadores:

  • Aline Santos Mossette
  • Diego Gerônimo Silva
  • Vanda do Carmo Lucas dos Santos
  • Victor Martins Fontoura

Quer saber mais sobre a Linha ou tem sugestões do que gostaria de ver nela? Envie um e-mail para: geppfor@ufv.br